Eva Viu a Uva | Tanque x Assossiação

Residência de criação com a Comunidade de S.Pedro de Campanhã


Durante a semana de 16 a 21 de outubro de 2023 a Tanque foi convidada pela Assossiassão a estar presente no bairro de S. Pedro de Campanhã para trabalhar com a comunidade.

Partindo da temática A Eva Viu a Uva, como metáfora para as relações entre indivíduo, contexto e oportunidade, de café em café, de rua em rua, o mote foi a escuta activa e a recolha de um arquivo humano, testemunhos e desabafos na primeira pessoa.

O culminar deste processo foi um arquivo vivo deste lugar,  em diálogo com as expressões contemporâneas desenvolvidas ao longo de um ano pela Assossiassão.

Parcerias: Residência artística realizada a convite da Assossiassão, financiada pelo Criatório 2022 da Câmara Municipal do Porto

Fases de projeto

Trabalho de Campo

Pegando na Eva enquanto indivíduo, que viu, , sentiu e sente os contextos à sua volta, a Tanque debruçou-se numa auscultação minuciosa do território, onde a história de cada habitante foi visitada, registada e por conseguinte, homenageada.

Mesas Redondas

Foram constituídos grupos de conversa e de partilha onde a Tanque convidou os habitantes do bairro de S.Pedro de Campanhã a participar.

Foi realizada uma recolha visual e oral segundo um mapeamento de proximidade, deu lugar a um arquivo único a ser homenageado e partilhado com a comunidade.


“Aqui fui nascido, fui filho, sou marido, sou pai, sou avô...”

— Senhor Manuel

Exposição final

Baseado nos temas identificados durante a residência e em arquivos do bairro, no dia 21 de outubro, realizou-se uma exposição interativa. Nela, foi apresentado o arquivo vivo do bairro, junto com atividades de expressão emocional e artística.

Após a conclusão da semana de trabalho a tanque continua contacto com as pessoas e associações de S.Pedro de Campanhã. A comunicação com o coletivo “Pele” e outras associações tem sido feita com o objetivo de voltar ao terreno e retomar o trabalho iniciado em outubro de 2023

Anterior
Anterior

Desenhos